Timbuktu (França/ Mauritânia – 2014)- A Primeira Grande Decepção dos Indicados ao Oscar 2015

Olá Pessoal,

Demorou o dia mas chegou! Blog “Vale uma Pipoca?” na ativa e a todo vapor para tentar reunir os principais títulos indicados ao Oscar 2015. Como não podia deixar de lado, o prêmio que mais gosto é sem dúvida nenhuma “Melhor Filme Estrangeiro” e para esse ano “Timbuktu” de Abderrahmane Sissako, foi o indicado.

O filme aborda um tema atual, no qual a intolerância e o extremismo religioso foram dolorosamente vistos no atentado terrorista na França, que resultou na morte de inúmeros jornalistas e cartunistas da Charlie Hebdo.

Paciência é o que eu desejo a todos vocês ao verem esse filme. Além da tristeza, pobreza, radicalismo religioso, etc, etc, etc;  – a monotonia na cidade de Timbuktu é retratado de forma tão fidedigna que os telespectadores sentem na pele a pacata vida dessas pobres almas reprimidas.

As atuações são boas, o tópico é atual e pertinente, a fotografia belíssima mas a trama não tem um auge. O filme começa e termina no mesmo ritmo – apenas triste. Não esperem por fortes emoções. Vale uma pipoca? Pequena e sem manteiga.

Bom filme.

Bjs,

Júlia

Sinopse e fotos:

Julho de 2012, em uma pequena cidade no norte de Mali, controlada por extremistas religiosos. Uma família tem sua rotina alterada quando um pescador mata uma de suas vacas. Ao tirar satisfação sobre o ocorrido, Kidane (Ibrahim Ahmed dit Pino) acaba matando o tal pescador. Tal situação o coloca no alvo da facção religiosa, já que cometera um crime imperdoável.

386093.jpg-c_640_360_x-f_jpg-q_x-xxyxx

Cena-do-filme-Timbuktu--size-598

timbuktu

Deixe um comentário